Play Centro de Desenvolvimento Infantil
Metodologia

O PLAY segue a metodologia TRUPE, baseada na Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, (neuropsicólogo da Universidade de Harvard) e a Teoria Sócio-interacionista, de Lev Vygotsky (psicólogo russo).

HOWARD GARDNER
Segundo Gardner, todos nascem com variadas inteligências, em graus maiores ou menores, mas as crianças desenvolvem-nas através de experiências que englobam os seus diferentes conteúdos. Assim, é através do estímulo, a partir da convivência, que as crianças aprimoram a capacidade de se conhecerem e de melhor compreenderem as pessoas em seu entorno, através de conversas, histórias, etc...

LEV VYGOTSKY

Vygotsky distinguiu dois tipos de desenvolvimento nas crianças: o natural e o cultural. O natural é resultado do amadurecimento da criança, enquanto o cultural é o resultado de suas interações. Assim, se uma criança experimenta um ambiente sem estímulos, ela tende a ter um desenvolvimento cultural limitado. Por outro lado, se o ambiente incluir conceitos variados e complexos, seu pensamento será rico e diverso.

Ambos chamam a atenção para a importância da interação entre as tendências biológicas de uma criança e as oportunidades de aprendizagem que tem, inseridas em sua cultura.

Com base nesses dois teóricos, visamos dar, aos bebês e crianças, experiências ricas e variadas na companhia de outras crianças, de seus pais ou cuidadores e de profissionais qualificados, com materiais e ambientes planejados para permitir a manipulação e a aprendizagem, sempre de forma lúdica.



 

 

E-mail Play Infantil